Conhecida primitivamente como "Ponta da Linha'' por está localizada no final da via férrea, construida pela Companhia Progresso Agrícola para percorrer as plantações de cana-de-açúcar que abasteciam o Engenho Central, em Pindaré-Mirim.
Em 1884, Santa Inês deve sua origem a esse importante empreendimento agroindustrial. Santa Inês que antes teve vários nomes, no inicio o povoado chamado Ponta da Linha, devido ao trem que carregava a cana para o engenho em Pindaré-Mirim que na época Santa Inês era município de Pindaré.
Após Ponta da Linha, recebeu o novo nome Conceição, nome dado pelos primeiros moradores do povoado, mais em breve a esposa de Eurico Galvão (Deputado Estadual) estava no meio de uma gravidez complicada resolveu fazer uma promessa, que caso tudo ocorresse bem com sua gravidez, ela traria a estátua da Santa Inês para a capela do povoado que hoje é a Igreja Matriz Católica.
E assim foi feito, ocorreu tudo bem, então com o passar do tempo o povoado que se chamava Conceição recebe o nome de Santa Inês e tornando-se cidade deixa de ser município de Pindaré.

Nenhum comentário:
Postar um comentário