quinta-feira, 26 de maio de 2011
PEDRO DE ARAÚJO FILHO (Pedrinho) in memoriam
Natural do município de Campo Maior (PI) nasceu em 23/10/1955, filho do Sr. Pedro Antonio de Araújo e a Srª.Maria Rosa de Araújo. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Firmino Augusto Rabelo, depois no Centro Educacional Senhora das Graças, mais tarde no Colégio Costa e Silva onde concluiu o Normal. Cursou filosofia no Instituto Católico de Tucano.
Foi seminarista no município de Viana e em Salvador...
Sua primeira atuação como professor foi em Quijingue (BA),
lecionou também nos municípios de Tucaco(BA) e Santa Inês(MA).
Em sociedade com os professores: José Roberto, Nazeu Rodrigues, Graça Santana e Nonato Soares, fundou o Instituto Educacional Professora Conceição Freire, da
Alfabetização a Cursos Profissionalizantes.
Um dos fundadores do PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, (1981), foi o primeiro presidente do Diretório Municipal do Partido.Em 1982 candidatou-se e elegeu-se a vereador com o total de 1.521 votos, classificando-se como um dos mais votados do Partido. No ano de 1983 foi eleito ao cargo de 1º. Secretário da União dos Vereadores do PMDB do Estado do Maranhão e, no mesmo ano elegeu-se também como suplente do Conselho Fiscal da U.V.B..
Vereador atuante e sempre preocupado com desenvolvimento da nossa Cidade de Santa Inês, Pedro Filho solicitou ao ministro dos transportes a ativação do Trem de Passageiros, por conta da reativação da Ferrovia Carajás, foi possível a locomoção de milhares de pessoas pelo econômico meio de transporte que é o ferroviário.
A meta prioritária do incansável vereador era a urbanização da Cidade, a desapropriação de área urbana que pertence a Imobiliária Rochedo.
Trabalhou pelo funcionamento dos Postos de Saúde nos Bairros afastados e povoados. Solicitou também a implantaçao de uma agência do INPS em Santa Inês. Lutou para que o homem do campo tivesse as condições básicas necessárias para trabalhar na terra. Sempre cuidadoso com a Educação e Cultura, Pedro Filho nos deixou uma mensagem: "Que o povo busque um esclarecimento maior, sempre se unindo nas categorias trabalhistas, juntando todas as forças ao Socialismo".
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Fui aluna do Professor Pedrinho e sinto muitas saudades desse grande professor!
ResponderExcluir